Ar-condicionado, Dicas

Aproveite a chegada do verão e encontre seu ar-condicionado ideal para a estação mais quente do ano

Dias mais longos, pancadas de chuva, temperaturas elevadas: essas são algumas das características da estação mais quente, que começa oficialmente amanhã (21/12). Este é o momento ideal para desfrutar do conforto de ter ar-condicionado no verão. O investimento está diretamente ligado aos fatores conforto e qualidade de vida, mas qual escolher dentre tantos modelos disponíveis no mercado? Esta é uma dúvida comum que vamos te ajudar a responder agora.

Fatores a Considerar

Na Única, trabalhamos com uma ampla variedade de tipos de ar-condicionado. Cada um possui características específicas, pensadas para atender às diferentes necessidades do consumidor. Sendo assim, o primeiro é conhecer bem suas prioridades para, enfim, dar base à escolha o modelo com base na priorização de aspectos que vão desde físicos a financeiros.

Neste primeiro momento, reserve um momento para avaliar:

1.Tamanho do Cômodo

Não adianta pensar no produto final sem pensar no destino. A instalação será feita em um quarto, por exemplo? Ele é amplo ou compacto? Considere com cautela. Cômodos maiores pedem por aparelhos mais potentes, o que influenciará tanto no modelo quanto nos Btus necessários para alcançar a temperatura desejada com eficiência. Ainda neste universo, o tamanho do local impacta no espaço disponível para o aparelho. É possível que você já se aproxime da opção ideal só ao reduzir alternativas só ao final dessas primeiras reflexões.

2. Tipo de Ambiente

As indicações para o local de uso vão além das dimensões. Demandas residenciais são muito diferentes das empresariais, que diferem das necessidades industriais e assim por diante. Identifique a principal função do ambiente a ser climatizado Deste ponto em diante você deve considerar, por exemplo, quantas pessoas moram na casa, número de funcionários ou clientes que circulam pela empresa, áreas comuns/de convivência. Todas as variáveis importam.

3. Incidência Solar

Você pode estar se perguntando o que é que o sol tem a ver com sua compra. Pois saiba que muito! Se o tamanho do cômodo influencia na definição da potência ideal, a incidência do sol pode aumentá-la em aproximadamente 30%. Em tempos de altas temperaturas como o verão, é preciso considerar tais pontos com cautela.

4. Clima Local

É possível optar por aparelhos que operam na função quente e frio. Essa pode não ser uma preocupação agora, mas, ao fazer a escolha final, por que não investir em um aparelho que atenda também a outras épocas do ano? Tudo vai depender do local onde você mora e dos climas que predominam.

5. Alimentação Elétrica

Outra questão importante, embora por vezes esquecida. Muito se fala sobre voltagem e economia de energia, mas a verdade é que não há diferença prática que comprove um ar-condicionado 110V ou 220V como mais ou menos econômicos. Então basei-se na alimentação elétrica do local, escolha o produto de acordo e foque em questões como modelo e potência caso busque economia elétrica.

Descontos via boleto, parcelamento em até 10x sem jutos e cobertura de ofertas da concorrência. Compre agora no site da Única!

Conhecendo os Produtos

Com as respostas das considerações acima em mente, fica muito mais fácil identificar o que se encaixa ou não no seu perfil de comprador. Hora de escolher qual levar!

Janela

O mais compacto e tradicional de todos. Com dimensões reduzidas, o ar-condicionado de janela também é sinônimo de praticidade quando o assunto é instalação. Não utiliza nenhum tipo de tubulação, possui valores mais econômicos e pode ser instalado por leigo quando já há uma estrutura (buraco na parede).

Portátil

Prático, o ar-condicionado portátil é de fácil manuseio, não precisa de instalação e pode, mesmo que com um pouco de esforço, ser arrastado de um cômodo a outro. Restrito a cômodos pequenos, não são os aparelhos mais indicados para grandes ambientes.

Split Convencional

O termo split vem do inglês “divisão”. É o modelo conhecido por ser dividido em duas partes ligadas por uma tubulação própria, com a interna aparente no interior do imóvel e a externa instalada no exterior do ambiente. É um dos mais silenciosos da categoria e ideal para quem deseja instalar em casa ou no escritório.

Split Inverter

Característico pela tecnologia que regula o fluxo de energia do sistema, alterando a velocidade do compressor, o split inverter garante economia de energia de até 60%. Esse modelo ajuda o sistema a consumir menos energia no início, reduzindo os picos de energia e flutuação, e depois volta a reduzir o consumo de energia quando detecta que a sala precisa de menos refrigeração ou aquecimento. Além disso, também altera o número de rotação do compressor dependendo da temperatura ambiente sem necessariamente desligar o compressor.

Split Piso Teto

Como o próprio nome sugere, o split do tipo piso teto é um modelo que traz a possibilidade de instalação no piso ou no teto do ambiente. Conta com um forte desempenho para refrigeração cuja capacidade varia de 18.000 Btus a 80.000 Btus. Deve ser usado em ambientes amplos, com fluxo intenso de pessoas ou pé-direito alto, por exemplo. Por isso é comumente visto em lojas, restaurantes, igrejas e afins.

Multi Split

Integra o sistema de climatização composto por uma única condensadora externa combinada à distribuição de múltiplas evaporadoras por locais diferentes. Ou seja, é exclusivamente desenvolvido para atender a diversos ambientes de uma só vez. Possui combinações variadas de capacidade –  bi, tri ou quadri split –, e justamente por isso é indicado para quem não tem espaço para mais de uma condensadora ou não pode fazer grandes modificações na estrutura local.

Split Cassete

Embutido no teto, o split cassete é indicado para ambientes comerciais tanto pela eficiência de climatização quanto pela potência elevada. Esse tipo de aparelho age uniformemente sobre o ambiente de médio a grande porte com alto fluxo de pessoas. Tudo sem fazer ruídos.

Deixe um comentário