Ar Condicionado e ventilador podem ser aliados?

7.670

Na luta contra o calor, vale quase de tudo. É comum encontrar quem use vários aparelhos, dicas e truques nos períodos mais quentes. Ainda assim, por mais que as opções de climatização estejam cada vez maiores e acessíveis, dúvidas frequentes sobre a indicação — ou contraindicação — do uso combinado do ar condicionado com ventilador continuam. Afinal, pode ou não pode? O que acontece com a conta de luz? Vamos te ajudar a entender agora!

Consumo Energético

Ligar dois aparelhos que funcionam basicamente com o mesmo objetivo vai gerar aumentos nas contas de luz, certo? Errado! Na prática, o ventilador acaba funcionando como um ajudante para o ar condicionado, já que vai fazer com que o ar circule por todo o ambiente e refrigere com maior rapidez.

A física explica o processo. Com o ventilador ligado, o ar frio se concentrará mais próximo ao chão e evitará que você sinta a necessidade de ligar o ar condicionado no máximo por sentir que o cômodo não está sendo refrigerado. Por si só, este já um dos motivos dos gastos menores graças ao uso em conjunto.

A economia é de pelo menos 3% a 5%. Quanto menor a potência escolhida para o funcionamento do ar condicionado — ou seja, quanto maior a temperatura do termostato —, mais você vai poupar. Com o ventilador e a diferença média de 5° C, a redução de gastos pode chegar a 25%. Mas atenção aos produtos, porque as variações em cima desses dados dependerão deles.

Preocupado com o consumo de energia? Aprenda a usar a tabela de eficiência a seu favor

Como Tirar Melhor Proveito

Para início de conversa, você deve isolar o ambiente. Fechar portas e janelas é essencial. Além disso, tenha o cuidado de desligar os ventiladores quando não tiver ninguém no cômodo para evitar desperdício. Lembre-se que eles não climatizam, apenas refrescam. Não faz sentido mantê-los ligados para nada. Posicione-o bem, ajuste o termostato e pronto! É só desfrutar.

 

Se interessou em tentar mas ainda não tem seu ventilador? Então compre com a gente! Conheça os modelos disponíveis no nosso site a partir de R$ 119,00!

você pode gostar também Mais do autor

3 Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.