Ar condicionados x mosquitos: quais são os mitos e verdades?

2.994

O verão e suas altas temperaturas não afetam somente o consumo de ar condicionados, mas também uma ar condicionado mata mosquito 300x300 - Ar condicionados x mosquitos: quais são os mitos e verdades?preocupação frequente da saúde pública: a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Afinal de contas, este período do ano aumenta o sinal de alerta! Além do clima propício à velocidade de reprodução dos hospedeiros, as chuvas colaboram para o surgimento de novos focos em potencial.

O Aedes Aegypti pode transmitir dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Mas para além das doenças, a convivência com mosquitos se mostra um incômodo por si só. E quando o assunto é se livrar deles, o ar condicionado pode ser seu aliado.

Qual é a Relação?

Mosquitos são atraídos por ambientes quentes e escuros. Se você sente que eles te “atacam” mais durante a noite, saiba que é por conta do gás carbônico que liberamos durante o sono. Quando o ar condicionado é ligado, o frio, a baixa umidade e a circulação limitada contribuem para deixar o ambiente livre.

Dormir com o ar condicionado ligado faz mal à saúde? Entenda mais aqui!

Ar Condicionado Mata Mosquito?

Espantar não é o mesmo que eliminar. O que acontece quando você liga o aparelho é uma desorientação dos mosquitos no ambiente, o que impede as picadas. A exceção está no caso de ar condicionados com repelentes de insetos e sistemas de filtragem específicos.

Existe Temperatura Ideal para Afastar Mosquitos?

Sim! Segundo especialistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a temperatura ideal para a finalidade é de 16ºC a 18ºC. Mosquitos como o Aedes Aegypti preferem os ambientes com temperatura entre 24ºC e 28ºC.

Cuidados Essenciais Com ou Sem Aparelhos Ligados

Não adianta nada se preparar para o combate quando as condições externas são inadequadas. Dito isso, é importante lembrar das medidas de prevenção que não só afastarão mosquitos como também evitarão doenças. Portanto, vale lembrar de:

  • Manter a caixa d’água sempre tapada;
  • Remover folhas e outros detritos e impurezas de calhas;
  • Não deixar água da chuva ou até mesmo do ar condicionado acumulada;
  • Higienizar recipientes de armazenamento de água semanalmente;
  • Limpar e trocar a água de vasos de plantas;
  • Encher pratinhos de plantas com areia até a borda;
  • Impedir o acúmulo de água em objetos parados/descartados como pneus;
  • Guardas potes, baldes, garrafas etc. de cabeça para baixo.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.