Ar Condicionado Split Convencional X Inverter

69

Quando você procura um ar condicionado split, já deve ter se deparado com os modelos inverter. Apesar de terem atributos estéticos parecidos e serem igualmente potentes, a diferença entre o ar condicionado convencional e o Inverter está na parte interna do aparelho, ou seja na tecnologia do produto..

A tecnologia Inverter foi desenvolvida com o intuito de diminuir o consumo de energia. A inovação está no sistema: enquanto o compressor do aparelho convencional liga e desliga durante o funcionamento, o compressor do ar Inverter nunca desliga completamente. Isso evita picos de energia e, por consequência, diminui a sua conta de luz. Os modelos mais modernos podem economizar até 75%!

Além de mais econômico, o ar condicionado Inverter permite atingir rapidamente a temperatura desejada. Tem ainda durabilidade superior aos aparelhos tradicionais, uma vez que tem menos desgaste das peças.

Entenda as diferenças:

DESEMPENHO CONVENCIONAL:

No ar condicionado split  convencional, a temperatura no ambiente tende a ter maior oscilação durante a operação de climatização. Isso ocorre devido ao funcionamento intermitente do compressor “liga/desliga”, que ocasiona maior consumo energético.

DESEMPENHO INVERTER:

Já no ar condicionado Inverter, a temperatura no ambiente tende a ser mais constante, já que o compressor funciona em rotação variável e contínua. Isso resulta em maior conforto, menor nível de ruído e menor consumo energético, chegando até 75% de economia em relação aos aparelhos convencionais.

VELOCIDADE CONVENCIONAL

Em média, o ar condicionado convencional necessita de um tempo um pouco maior de operação para atingir a temperatura desejada, se comparado com o Inverter.

VELOCIDADE INVERTER

O ar condicionado Inverter, geralmente, atinge a temperatura desejada com menor tempo de operação que o convencional. Isto porque o fluido refrigerante (gás) circula com maior pressão no aparelho e resulta em uma melhor troca de calor.

COMPRESSOR CONVENCIONAL

O compressor trabalha com rotação fixa e intermitente (liga/desliga). Uma característica que pode ser observada nos compressores que utilizam o gás R22 no modo de aquecimento é a possibilidade de congelamento do gás quando exposta a temperaturas muito baixas. Isto faz com que o aparelho inverta o ciclo de refrigeração para descongelar e continuar a operação de aquecimento do ambiente, posteriormente.

COMPRESSOR INVERTER

O compressor do ar condicionado Inverter trabalha com rotação variável e contínua (não desliga) e todos utilizam gás R410a. Este gás é o mais recomendado para localidades com temperaturas muito baixas, pois o seu funcionamento diminui a chance de congelamento.

MANUTENÇÃO CONVENCIONAL

Não possui tantos componentes eletrônicos quanto o Inverter. Em geral, tem um custo de manutenção mais baixo.

MANUTENÇÃO INVERTER

O ar Inverter tem maior número de componentes eletrônicos e necessita de profissionais qualificados nesta tecnologia. Por este motivo, os custos de manutenção, geralmente, são mais caros que nos convencionais.

Agora que você já conhece as principais diferenças, aproveite para escolher qual o modelo vai mais sentido para você.

AR CONDICIONADO CONVENCIONAL OU AR CONDICIONADO INVERTER

você pode gostar também Mais do autor