Dia Mundial da Água: comemore com consciência, informação e atitude

2.049

Um texto sobre a comemoração do Dia Mundial da Água, comemorado hoje, pode se propor a muitas coisas. Sabendo não só da importância da água como também da urgência de sua preservação, reunimos uma série de tópicos para lembrar o porquê da data e o que fazer para celebrar da única maneira possível: com consciência e atitude. Afinal, nunca é demais lembrar do que está ao alcance para garantir a preservação de um dos elementos mais essenciais à vida.

Uma Iniciativa da ONU

logo onu organizacao das nacoes unidas 300x255 - Dia Mundial da Água: comemore com consciência, informação e atitudeA criação da data partiu da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Oficialmente, comemora-se desde 1993. O grande objetivo por trás da ideia é conscientizar as pessoas sobre a importância do uso consciente da água enquanto recurso natural indispensável, bem como a necessidade de combate à poluição e contaminação.

A organização propõe temas anuais para debate. Os mais recentes foram Água e Empregos: Investir em Água é Investir em Empregos (2016) e Água Residual (2017). Este ano, o tema escolhido é A Natureza Pela Água.

Declaração Universal dos Direitos da Água

Junto ao Dia Mundial da Água, a ONU criou a o primeiro documento nascido da necessidade de se falar e preservar recursos hídricos. Alguns dos principais pontos definidos nos artigos são:

  • A água faz parte do patrimônio mundial;
  • O equilíbrio e o futuro do planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
  • A água não é uma doação gratuita da natureza, visto que possui valor econômico. É preciso saber que ela pode ser rara e cara, podendo se tornar escassa em lugar;
  • A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
  • O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Unindo Preservação e Ar Condicionado

Sustentabilidade é a palavra de ouro quando se olha para os ar condicionados. Na intenção de evitar o desperdício de água, é possível reaproveitar a produzida pela própria condensadora dos aparelhos.

Como Coletar Água

Encaixe um cano de coleta ao dreno da condensadora (unidade externa). Onde encontrá-lo dependerá do modelo do aparelho. É possível usar canos, reservatórios plásticos e sistemas de drenagem.

Abastecimento de Reservatórios

É possível evitar o desperdício da água limpa liberada pelos ar condicionados em reservatórios como os de condomínios. Já existem alguns que irrigam plantas, alimentam chuveiros e lavagens de garagens, por exemplo. Também é possível lavar áreas comuns e dar descarga, duas atividades da rotina doméstica que mais consomem. Para mais dicas, acesse esse post.

você pode gostar também Mais do autor