Top 5 dicas para pôr em prática hoje e começar a economizar energia

861

Maio começou em sinal de alerta para o consumo energético graças à bandeira amarela nas contas de luz. Com a segunda tarifa mais cara em vigor pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a já constante necessidade de poupar gastos aumenta. Se você faz parte do grupo de pessoas preocupadas com a otimização do uso do ar condicionado e outros eletrodomésticos, saiba que não só está coberto de razão como também está no lugar certo para aprender algumas dicas a respeito. Separamos uma lista com 5 dicas para economizar energia independentemente da época ou da bandeira tarifária.

LEIA MAIS:

Aprenda a usar a Tabela de Eficiência Energética do ar condicionado como aliada para economia

1 – Garanta a Instalação Correta do Aparelho

De nada adianta pensar no melhor uso para o produto que você comprou se a instalação do ar condicionado não foi feita como deveria, por exemplo. Sabe aquele ventilador que vez ou outra provoca curto-circuitos? As chances de o problema ter começado bem na hora de instalar são consideráveis. Portanto, sempre busque profissionais capacitados para o trabalho. Comece com o pé direito!

2 – Use as Funcionalidades com Sabedoria

É muito provável que seu aparelho venha equipado com recursos como função timer, exaustor, diferentes modos de operação, entre outros. Informe-se! Consulte o manual, pois ele poderá trazer pontos específicos de dicas para economizar energia. Todas essas facilidades podem e devem contar a seu favor.

3 – Prefira Produtos com Selo Procel de Economia

Atenção à etiqueta do Selo Procel! O objetivo dele é facilitar a vida do consumidor na identificação dos equipamentos e eletrodomésticos mais eficientes no mercado. Como o principal parâmetro é o consumo energético, podemos dizer que esse é um passo essencial. Para saber mais a respeito, visite o site oficial da ferramenta aqui.

4 – Faça a Manutenção Adequada

A manutenção do aparelho vai desde a limpeza correta até a aplicação de óleo, troca de recipientes ou de fluido refrigerante. Qualquer falha de cuidados nesse aspecto pode resultar em uma sobrecarga, ou seja, um esforço maior para que as funções sejam realizadas. Você não quer dar uma bobeira dessas, quer?

5 – Identifique a Medida e a Hora Certa para Uso

Alguns cuidados básicos como desligar o ventilador quando não estiver no cômodo, tirar o aspirador da tomada após o uso e manter portas e janelas fechadas com o ar condicionado ligado fazem toda a diferença. O principal aqui é: não abuse. Aproveite os benefícios da sua compra e preserve a vida útil dela. Um bom exemplo prático é tentar manter a temperatura ambiente em 22º C. Além de ser a temperatura ideal indicada por especialistas, a estabilidade evita o frio excessivo e o pico de consumo.

você pode gostar também Mais do autor

3 Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.