Vazamento de água no ar condicionado: causas comuns e como resolver

5.515

Todo ar condicionado produz e elimina água. Não importa se é portátil, de janela ou um dos diversos modelos split: essa parte do processo de funcionamento não muda. Porém, muito embora a saída de água seja normal, vazamentos não são. E em plena semana do Dia Mundial da Água, comemorado na quinta-feira (22/03), achamos importante tocar em um dos pontos do uso  de ar condicionados que mais podem causar mal ao meio ambiente.

Os sinais de mau funcionamento tanto podem ser sutis quanto alarmantes, por isso é preciso saber identificar o que está ou não dentro da normalidade. Para te ajudar nessa missão, separamos algumas verificações que farão você repensar cada uma das etapas que podem ter causado o problema.

Você sabia que é possível reaproveitar a água do ar condicionado? Clique e leia mais sobre o assunto!

A Instalação

Já pensou que o “X” da questão pode estar onde justamente em um momento em que você ainda nem estava usado o produto comprado? A instalação é um procedimento delicado que deve ser feito apenas por profissionais capacitados.

Alguns erros comumente cometidos por instaladores não qualificados são relacionados a posicionamento torto, mangueiras inadequadas, tubulação incompatível com a indicada pelo fabricante. Vale a pena entrar em contato com o profissional contratado para uma revisão e possível correção.

Limpeza Adequada

É preciso cumprir uma rotina de limpeza para evitar que o acúmulo de impurezas afete não só o funcionamento como também a saúde das pessoas no ambiente. Filtros sujos bloqueiam a passagem da água e causam vazamentos. Neste caso a solução está na higienização e na troca dos filtros do ar condicionado.

Obstrução de Dreno

O sistema de drenagem dos aparelhos é passível de entupimentos. A sujeira, o lodo e um desnivelamento são o bastante para jogar água para dentro do ambiente graças a um mal direcionamento. Para burlar tais efeitos, a saída é verificar a drenagem corretamente, dando atenção à limpeza correta e à manutenção das tubulações.

Turbina com Baixa Rotação

A baixa rotação da turbina é provocada pelo capacitor fora da capacidade total. Ou seja, ele deverá ser averiguado com um capacímetro e fazer substituições em caso de rendimento abaixo do esperado.

você pode gostar também Mais do autor